Como perder peso de forma saudável?

Mais do que uma mudança radical, a perda de peso é um projeto para a vida que requer disciplina


Mais do que uma questão estética, manter um peso adequado é fundamental para a saúde. Mas é importante que o processo de perda de gordura seja realizado de maneira segura e sustentável.

“Existem várias maneiras de emagrecer. Isso pode ser feito por meio da restrição calórica na alimentação, de mudanças no padrão de dieta e com inclusão de atividade física na rotina”

diz o endocrinologista Bruno Halpern, coordenador do Centro de Controle de Peso do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

O que vai determinar a melhor para cada pessoa são suas individualidades, como: quantidade de peso que precisa ser eliminada, rotina diária, identificação dos alimentos preferidos (e dos difíceis de engolir) e exercícios que a pessoa mais se identifica.

“Aproximadamente 80% das pessoas que emagrecem não conseguem manter o peso”, afirma o médico, observando que a manutenção é tão importante quanto a eliminação do excesso de gordura. Para isso, não adianta querer fugir da dupla alimentação correta + exercícios físicos

LEIA MAIS: Receita de sucos para desintoxicar o organismo

Para o especialista, também é preciso avaliar o motivo que fez a pessoa engordar e, a partir daí, trabalhar no processo reverso. Uma coisa, no entanto, é certa: será necessário consumir menos calorias do que se gasta.

Os exercícios são chave para perder e se manter no peso, além de melhorar a saúde cardiovascular e aumentar a massa magra, entre outras funções. Mas a alimentação é protagonista nessa história – responde por cerca de 70% dos resultados em qualquer processo de emagrecimento. Ou seja, a combinação entre uma dieta alinhada com o seu perfil e a prática regular de atividades físicas é a fórmula mais certeira para conseguir mudar o corpo.

Aos poucos

Halpern comenta que é comum os pacientes enxergarem o excesso de peso como uma pneumonia: basta tomar remédio e pronto, estará curado. “Se o indivíduo emagrece, tende a achar que está tudo resolvido, o que não é verdade”, avisa. “Trata-se de um problema crônico de saúde. Se a pessoa não se cuidar, a tendência é recuperar o peso perdido”, diz.

LEIA MAIS: Dicas para ter mais motivação nos treinos

É por isso que, segundo ele,  tanta gente procura métodos alternativos e pouco saudáveis de emagrecimento, como dietas altamente restritivas, e o pior: sem orientação médica ou nutricional. Só que essas escolhas quase sempre são também pouco eficientes.

“A pessoa fica sem comer determinado alimento ou nutriente por algum tempo e, com isso, perde peso. Mas é só recolocá-lo na dieta para retomar os quilos eliminados”, comenta o médico

Além disso, há o risco de sofrer com deficiência de nutrientes e, no caso de quem pratica atividade física, haver queda no rendimento. Por isso, dietas muito restritivas não são o caminho ideal – e sim uma mudança no estilo de vida.

É comum na hora de iniciar um novo planejamento corporal que o ânimo esteja alto, mas, ao longo do tempo, vá se perdendo o estímulo. Para a psicóloga clínica e coach de emagrecimento Cintia Seabra, quem quer perder peso precisa de muita disciplina e trabalho duro. “O segredo do emagrecimento é manter a atenção durante todo o processo para que a mudança se mantenha em andamento”.

5 dicas para perder peso de forma saudável

Mantenha a clareza dos seus objetivos
Muita gente se deixa perder pela falta de foco. Por isso, é preciso sempre ter em mente o alvo a ser alcançado. E uma boa iniciativa é escrever em um papel o peso que se deseja logo no início do processo.

Observe as suas vitórias
Em muitos casos, as pessoas não enxergam os seus avanços e isso contribui para a falta de estímulo. É fundamental mostrar para si que está prosperando e assim, manter-se sempre confiante.

Tenha um planejamento organizado
A falta de um plano de ação faz com que a pessoa se sinta perdida e sem saber por onde começar. Muita gente decide que quer emagrecer, mas não sabe como alcançar essa meta. Portanto, mudanças no comportamento são essenciais e devem ser tomadas e planejadas com antecedência.

Considere o longo prazo e os benefícios de um corpo em forma
Muita gente não considera os ganhos que terão quando alcançarem sua meta. Saber que perder peso vai trazer coisas boas é ótimo, principalmente para dar motivação, inclusive nos momentos em que se pensa em desistir.

Tenha prazos para as suas conquistas
Quando se inicia um planejamento, os candidatos ao emagrecimento não colocam um prazo para que sua meta seja atingida. É preciso, porém, que se tenha objetivos bem estabelecidos. A consulta com um profissional especialista neste sentido é sempre de grande valia para que as realizações de fato aconteçam.