COMO CONTROLAR A ANSIEDADE

COMO CONTROLAR A ANSIEDADE

Não tem jeito: o isolamento social acaba levando a gente a ter que lidar com sentimentos desafiadores – angústia, medo, incerteza. Veja 4 estratégias que podem ajudar você a enfrentar esse momento delicado.

CULTIVE PENSAMENTOS BONS
Você já percebeu que quando imagina uma situação positiva o entusiasmo aparece do nada? É porque os nossos pensamentos exercem grande influência nos sentimentos e ações. Por isso, afaste a negatividade. Quando você sentir necessidade de criar um cenário catastrófico, visualize o oposto. Mentalize momentos prazerosos e dias felizes. Assim, você expulsa ideias que não ajudam em nada e atrai coisas boas.

APROVEITE O TEMPO LIVRE
O cenário atual exige muita dedicação de quem está em home office, porém é preciso ter cuidado para não extrapolar os limites ao trabalhar em casa. Estar voltado apenas para as obrigações pode gerar estresse. Então, use os momentos de folga para mergulhar em atividades capazes de acalmar a mente. A lista de possibilidades é infinita: faça uma atividade física, toque um instrumento musical, aproveite para ler um livro, cozinhar, desenhar…  Escolha algo para se desconectar um pouco da realidade.

VIVA O PRESENTE
A ansiedade é um mal que vem do futuro. Mas pensa bem: o que adianta se preocupar com o que ainda não aconteceu? Não dá para deixar a vida em suspenso no presente e viver na expectativa de algo. É tudo tão incerto que um turbilhão começa a se espalhar pelo corpo em forma de insônia, dor de cabeça, dor nas costas… Calma! As coisas têm início, meio e fim. Deixe para se preocupar com o amanhã quando ele chegar. Aproveite o aqui e o agora e busque o que há de melhor em cada situação. Vai passar…

SEJA GRATO
A quarentena é um convite e tanto para você analisar o que realmente tem valor na sua vida e praticar a gratidão. Agradeça que está sob um teto, com saúde, comida na geladeira e força para seguir adiante. Não adianta reclamar: ver somente defeito é um gatilho para a ansiedade. Perceba outros ângulos. Olhe para o que está acontecendo como uma oportunidade de aprender e de evoluir. Você sairá dessa fase ainda mais capaz de fazer sua vida valer a pena. E, quando tudo isso passar, vai novamente ser grato – mais do que nunca.