BRIGADEIRO DE BATATA-DOCE

BRIGADEIRO DE BATATA-DOCE

Quem disse que a gente tem que passar vontade de comer um brigadeiro de vez em quando? Dá, sim, para comer esse doce tradicional brasileiro sem ter que treinar em dobro depois. Basta usar a criatividade e escolher uma versão saudável e que não perde em nada para a tradicional.

Nosso brigadeiro fit é uma ótima alternativa: extremamente saboroso, fácil de fazer, muito versátil (dá para substituir vários ingredientes) e ainda traz benefícios à saúde. “O cacau possui grande quantidade de flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias”, explica a nutricionista Gabriela Nakashima.

Sem contar que um dos maiores benefícios do cacau é melhorar o humor. Ele auxilia na redução dos níveis de estresse, ajuda a relaxar e dá aquela sensação de bem-estar. “Tudo isso porque é rico em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, o hormônio responsável pelo prazer”, completa Gabriela.

Portanto, pode correr para a cozinha. Quem não está precisando controlar a ansiedade e ter mais alegria nesses dias de isolamento, não é mesmo? A receita é do chef (e corredor!) Rodrigo Albano.

INGREDIENTES

• 1 1/2 xícara (chá) de batata doce sem casca cozida e amassada
• 3 col. (sopa) de óleo de coco
• 3 col. (sopa) de açúcar de coco
• 1 xícara (chá) de farinha de aveia
• 3 col. (sopa) de cacau em pó

COMO FAZER

Coloque todos os ingredientes no processador e bata até a massa ficar homogênea (se preferir, pode misturar com as mãos). Leve ao fogo e deixe cozinhar, mexendo o tempo todo. Vai dar o ponto de brigadeiro quando a mistura desgrudar da panela. Reserve e deixe esfriar. Enrole e passe no cacau ou em castanhas de caju picadas (use o óleo de coco para ajudar a enrolar). Se quiser, pode colocar um pedaço de morango ou de castanha-do-Pará no meio, como recheio.

OLHA A DICA!

Esta receita é bem versátil. Confira as substituições que você pode fazer:

– Batata doce por mandioca, inhame ou abóbora.
– Farinha de aveia por farinha de linhaça, de coco, de amêndoa ou de arroz.
– Açúcar de coco por mascavo, demerara ou adoçante em pó.
– Cacau por alfarroba.